quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estufa Fria Encerrada

A estufa fria é um espaço verde de referência na cidade de Lisboa. Espaço de traço romantico com caminhos sinuosos, múltiplos recantos, características que aliadas ao isolamento do jardim fazem as delicias dos namorados e turistas que com frequência o visitam (cerca de 60 mil visitantes por ano).

A estufa fechou no entanto esta semana por tempo indeterminado para renovação da cobertura que se apresentava em perigo de ruir, segundo Sá Fernandes, há dez anos.

A estufa foi implantada sobre uma pedreira de basalto, que se mostrou inapta para extracção devido à presença de uma linha de água. E foi aproveitado no fim do séc. XIX, para abrigar as plantas que iriam povoar a Avenida da Liberdade. Em 1926 o Arquitecto Raul Carapinha idealizou a estufa que seria aberta ao público 9 anos depois.

A cobertura da estufa é em madeira sobre uma estrutura de metal. A madeira funciona como elemento condicionador da luminosidade e isolante térmico. Esta solução foi utilizada recentemente nos Jardins Garcia d'Orta na Expo, sob a direcção da Arq.ª Cristina Castel-Branco, com o intuito de ambientar as plantas exóticas ao nosso clima. Segundo a Arq.ª, a cobertura de madeira neste caso é efémera e foi projectada para durar até as plantas estabilizarem.

Resta-nos aguardar que a recuperação deste espaço seja breve e bem sucedida. Deixo uma nota que achei interessante: A obra será paga com dinheiro proveniente do Casino de Lisboa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário